top of page

Turquia – Parte 2 – Roteirinho básico para turistas!

Atualizado: 12 de mai. de 2019



Merhaba!


Resolvi fazer um roteirinho resumido pros sortudos que vão visitar a Turquia! Vou falar um pouquinho de Istambul, que eu conheço mais porque morei lá, e a Capadócia <3. Mas tem mais mil outros lugares incríveis na Turquia! Separe muitos dias pra esse lugar maravilhoso!


Turistando por Istambul – Por onde começar?

Comece pela parte histórica, a Sultanahmet. Lá é o paraíso das mesquitas, bazares, basílicas, etc, tudo perto…e não se esqueça de levar um babador! haha!

O que eu mais amo sobre a cidade de Istambul é que é um lugar muito rico de história e culturas diferentes que convivem muito bem! E pela maneira como a cidade se organiza, uma mistureba de casas, comércio, pesquisas, mar, o canal etc., a gente pode ver como o crescimento da cidade foi bem natural. É lindo demais gente, eu fico emocionada só de lembrar.


Vá sem preconceitos e medos

Como eu disse, o Turco de Istambul está acostumado com a diversidade de culturas e ninguém vai te olhar de cara feia porque você está de short, por exemplo. Eles respeitam muito as culturas e eu aprendi muito a entender as outras culturas também. Se interesse pela vida deles e não faça de cara feia se alguém quiser te falar um pouco mais sobre o islamismo. São pessoas muito doces e admiráveis. A hospitalidade é lei maior no Islamismo e você vai entender isso exatamente estando lá. A gente fica até sem graça e constrangido com tanta hospitalidade!


Se organize e não tenha pressa

Comece pelas mesquitas…Aya Sofia, Yeni moske, a Blue mosque e depois a Basílica Cisterna, são as principais. É tudo perto, você vai pra Sultanahmet e já vai andando de um lugar pro outro sem medo de ser feliz. A entrada das mesquitas é gratuita, exceto a Aya Sofia, porque hoje em dia ela é mais como se fosse um museu, porque não tem “culto” lá. Que eu me lembre, custava 10 liras a entrada. Era como se fosse 11 reais, de boassa! A diferença de Istambul por alguns outros lugares de cultura muçulmana, é que nas mesquitas qualquer um pode entrar (em Marrakesh por exemplo você não conseguiria visitar o interior das mesquitas), mas se você estiver com roupa curta, por exemplo, vão te der um pano pra você se cobrir. Mas é tranquilo!

A Galata Tower, fica no topo da cidade e dá pra ver a cidade de cima, também não pode perder, tem uma vista panorâmica incrível! Pra comprar e ver de tudo de artesanato, temperos e etc, o Grand bazzaar, o Spice bazzaar, e os arredores são paradas obrigatórias. Você vai ficar doido ao ver quanta variedade e preço excelente! Isso eh tudo na parte histórica. Separe um dia só pra isso e uma mala extra haha!

Aí você vai fazendo tudo a pé mesmo porque o caminho é lindo demais! Nessa mesma área tem um parque grande lá perto! Dentro tem uma casa de chá lá dentro e você compra o combo (sim, combo de chá) e toma vendo uma vista linda! Vale super a pena!

Outra coisa imperdível é conhecer o lado asiático! (oh yeah, se você não sabe, Istambul é a única cidade que fica nesses 2 continentes). Pra isso você pega um barco em Karaköy e vai morrendo de amor vendo a vista! Barco lá é tipo ônibus e metrô (transporte comum e corriqueiro), o mesmo preço inclusive, tipo 1,50 liras! Lá é muito barato tudo mesmo (ah, na minha época 1 lira é tipo R$1,14)!


Onde ficar em Istambul?

Eu acho que o melhor de ficar lá é o Taksim, porque é perto de tudo, inclusive da parte histórica e tem sempre movimento, muito jovem e tal…

Comer comer e comer

O paraíso da culinária! Coma muito e barato! Primeira lição: Tudo o que você aprendeu sobre Kebab está errado haha!

Aquilo que você chama de kebab é só uma modalidade de kebab. Explicando, Kebab é qualquer tipo de refeição! Pode ser um prato tradicional, um Dürüm (o meu favorito, parece um wrap), um Pita (que é aquele pão tipo árabe recheado), etc. Coma muitos recheados de Döner (sempre que ver essa palavra quer dizer que a carne, que normalmente é frango ou carneiro, é feita de uma maneira típica e especial, assada lentamente em um grande espeto, bem temperada e macia), sempre que ver! O tempero é sensacional e, mais uma vez, muito barato. Meu favorito: Dürüm Döner Kaşarlı (com queijo).

Entre em todas as confeitarias que puder! Coma tudo o que puder haha! E come muitas Baklavas, principalmente de pistache! Inclusive, coma muitos doces de pistache!


Fazer mais compras e sair a noite! A parte mais legal pra sair é o Bairro Taksim (a estação de metrô que vai lá tem esse mesmo nome).

É a região das lojas maras e incrivelmente baratas mesmo sendo lojas não locais (as que não são da Turquia)! Taksim é também a área dos barzinhos, tem que ir lá a noite pra sair porque tem mil lugares legais e a grande maioria não paga nada pra entrar. Tem de tudo quanto é coisa!

Basicamente, Taksim é cheio de prédios pequenos de 3 ou 4 andares e cada andar é uma coisa diferente, muito legal! Você vai em um barzinho no segundo andar, depois sobe mais um andar e está em um pub. É tipo isso hehe! Ah, e tem coisa pra fazer TODOS OS DIAS. A cidade não para!

Taksim é muito gostoso de sair a noite…procure lá por Navizade e fique andando por lá, vá comer em algum dos restaurantezinho fofos, saia depois por lá mesmo!


Dica de uma local (me considero haha)

Tem uma rua lá que é um dos meus lugares favoritos pra sair em Taksim! É tipo um quarteirão meio fechado, escondidinho cheio de barzinhos e a rua fica cheia de mesas em uma área compartilhada por todos os bares. Todos os barzinhos tocam a mesma música, que são tipo músicas super conhecidas, por exemplo, rockzinhos conhecidos que todo mundo gosta. Aí todo mundo fica cantando junto, canta alto, dança, empolga, haha! É muito legal mesmo, só indo pra entender o climinha delícia! Vou anexar um mapinha aqui pra vocês se localizarem porque é escondido mesmo! Não deixe de ir lá (à noite, claro)!


Mais da cidade

Ai, Istambul é tão grande que eh difícil lembrar tudo viu! haha!

O palácio Dolmabahçe é outra coisa imperdível, coloca na listinha! É tipo o mais famoso do sultão lá! Vá ao canal de Bosphoros, lá é cheio de barzinhos que servem chás (chá turco e chá de maçã, experimente os dois!) e narguilé, super típico (vá a noite também)! A lindinha Princess Island é uma ilha pertinho de Istambul e é outra parada obrigatória! Você pega o barco baratinho também e vai, é um lugar imperdível! Separe um dia inteiro pra ir lá.


A Capadócia <3

Aaaaah a Capadócia!  É simplesmente o lugar mais mágico que eu já vi na vida, parece que você está em outro planeta! É difícil explicar e entender aquele lugar! Prepare-se pra babar muito hehe! De Istambul, na minha opinião o melhor é ir de ônibus, apesar de ser uma viagem longa a viagem é linda e mais barata…

Não é pertinho não, sei que você assistiu “Salve Jorge”e o pessoal ia de Istambul pra Capadócia e vice versa toda hora, mas é tudo mentira haha! Pelo que me lembre a viagem demorou umas 10 horas. Mas 10 horas de pura emoção e babação e paisagens incríveis! Em Istambul tem uma empresa que chama “Metro”, eles tem vários escritórios que vendem passagens de ônibus, mas eu comprei em um que fica lá em Taksim. Aí vc compra passagem pra Göreme, que é a principal cidade lá da região e onde acontecem os passeios de balão…a passagem custou 100 liras ida e volta!


Se hospede em uma caverna!

Hostels e hotéis lá na Capadócia são muito legais! A maioria são cavernas, você tem que ficar em um desses! O que eu fiquei na época infelizmente não está funcionando mais, mas de qualquer jeito lá tem mil desse tipo lá e super baratos (os hostels), tipo 8 ou 9 euros a diária e com café da manhã delícia. Aí geralmente o próprio hostel te põe em contato com as companhias de balão!


Sobre os balões

Prepare-se pra ter a experiência mais incrível que você já teve. É sério, não saia da Turquia sem andar de balão senão você vai se arrepender pra sempre!

Ok, o passeio de balão é bem caro…o normal é uns 140 euros, mas como a gente era um grupo de umas 8 pessoas eles conseguiram no hostel por 112 euros…


Não entre em furadas!!!

Tem algumas empresas de balões que fazem um preço bem mais barato,  mas não é uma boa porque não são totalmente seguros. Eles fazem por uns 80 euros mas eles não respeitam as normas de segurança (medir o vento com o anemômetro, analisar o tempo e respeitar o vento etc.) e já tiveram muitos acidentes por isso. Eles voam mesmo quando as condições climáticas não estão perfeitas. Então não vale a pena. É caro mesmo, mas quando eu fui eu tava super pobre mas resolvi ir e ficar mais pobre ainda haha! E sério, eu pagaria até o dobro! É a coisa mais perfeita do mundo! Ah! O passeio dura uns 50 minutos e os balões cabem mais ou menos 20 pessoas.

A gente acordou cedinho e eles buscaram a gente no hostel com uma van. Chegando lá tinha um café da manhã delícia pra gente enquanto eles enchiam o balão e mediam o vento, etc. Eu tive que fazer isso 2 vezes, porque no primeiro dia o vento estava muito forte então não pudemos sair.

Claro que depois haviam vários balões no céu (aquelas empresas que não se importam muito com a segurança :/).

Depois da segunda tentativa, tudo certo! Hora de entrar no balão porque o sol já está nascendo! Imagina o céu com centenas de balões com aquela paisagem estonteante sob o nascer do sol! É uma coisa que não dá pra explicar!! Depois de 50 minutos de puro amor, descemos e somos recebidos com champagne! hehe! Uma delícia só!

Fora o balão, a Capadócia tem muita coisa pra ver! Eu sugiro pelo menos uns 3 dias lá e em um desses dias ande sem rumo, deixe-se perder mesmo! As paisagens são de preder o fôlego!

A gente contratou um gua pra um outro dia pra levar a gente em alguns outros lugares mais distantes e outras cidadezinhas fora de Göreme, valeu super a pena!


Mais dicas

Uma dica…vá com pouca coisa porque você vai querer fazer muuuitas compras! as coisas lá são lindas demais!!! E muito baratas! Ah, e pechinche muito!!! Sério mesmo, você vai ver o tanto que vai diminuir ainda mais os preços! Pechinchar faz parte da cultura deles, eles gostam disso!

E tente aprender uma ou outra coisinha em turco, porque eles vão ficar super felizes hehe! Você vai ver o tanto que eles amam brasileiros! E em tudo quanto é lugar que você for eles vão te oferecer um chazinho por conta da casa hehe! E pode aceitar porque o chá deles é muito mara e eles adoram quando a gente aceita, é uma honra pra eles! Os turcos são umas gracinhas, vocês vão ver!

Aaaah que saudadeeee da Turquia!!! Me apaixonei profundamente desse lugar e guardo pra sempre no coração! Você vai amar tenho certeza!


Se tiver alguma dúvida só perguntar e depois volte aqui pra contar como foi! Boa viagem!!!

Güller güller!! :)




Quarteirãozinho fechado com os bares delícia! :)


 




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page