top of page

Comprando passagens aéreas. Como é que faz?

Atualizado: 12 de mai. de 2019

Hoje em dia é muito comum as pessoas usarem aplicativos de celular e seguir vários blogs e instas de viagem que avisam quando está rolando alguma promoção com passagens aéreas.


E isso é de fato uma mão na roda porque a gente não tem que ficar igual louco o dia inteiro pesquisando no meio desse mundo de opções. Fora que a gente acaba é ficando desnorteado se não sabe por onde começar.


Beleza, tá rolando promoção com a passagem que aparentemente é aquela que você precisa. Mas e aí?


Na hora de comprar de fato a tal passagem surgem mil dúvidas de quando, como e onde comprar. São muitas opções então é normal ficar perdidinho mesmo, mas calma! Você não está sozinho!


É justamente por isso que nesse post vamos falar de uma questão muito recorrente pra quem ama viajar, gosta de programar sua própria viagem e resolver as coisas por conta própria!


E gente, no início parece difícil, complicado, dá até uma preguicinha e jogar tudo pra cima e pagar pra uma agência resolver tudo pra você. Mas com um pouquinho de prática e segundo as dicas que vamos te dar você vai ver que é muito mais simples do que parece e é possível economizar bastante ficando ligado em tudo o que vamos te ensinar. Bora?





As ferramentas


Primeiro você tem que saber quais são as melhores opções de sites e aplicativos pra comprar pesquisar e comprar passagens. Isso vai facilitar bem a sua vida. Então vamos falar de alguns destes e expor as vantagens e desvantagens pra ficar mais fácil de comparar.



  • Viajanet, Decolar e Submarino

São os mais conhecidos aqui no Brasil. A parte legal destes sites é que você consegue pesquisar em várias companhias ao mesmo tempo, isso facilita a vida demais! Porém, estes sites cobram uma taxa bem significativa, então o que acontece muitas vezes é que você pesquisa, acha um preço que parece bom mas ao fim ele adiciona uma taxa extra de serviços. Ou seja, ao fim pode ser que você acabe pagando mais do que se comprasse direto na companhia.


E aí vai uma dica importante: a menos que o valor FINAL com taxas tenha uma diferença realmente significativa, é sempre melhor comprar diretamente na companhia. Isso porque no caso de cancelamento, troca ou qualquer problema com sua passagem é muito mais fácil resolver diretamente na companhia. Comprando nesses sites você não consegue resolver praticamente nada com a companhia. Sempre precisará de ligar pro site pra pedir que eles mesmos entrem em contato com a companhia e isso dificulta tudo e demora mais tempo do que deveria.


Já tivemos vários depoimentos de leitores que perderam o vôo, por exemplo porque chegou no aeroporto atrasado ou o vôo foi cancelado e tiveram a maior dor de cabeça pra resolver com uma rapidez razoável. Coisa que eles poderiam resolver em poucos minutos no guichê da companhia ali mesmo no aeroporto.


Então, sempre compare os valores encontrados nesses sites (lembrando de ir até o fim do processo, quando ele adiciona todas as taxas) com o site da própria companhia pra ver se de fato vale a pena.


Uma vantagem que estes sites tem é que neles você consegue dividir no cartão de crédito. Isso é legal porque em várias companhias que não são brasileiras só é possível comprar de uma vez e em outros casos nem dá pra comprar direto no site comprando daqui do Brasil. Maaaaas fique de olho que vamos dar uma dica extra que vai resolver esse probleminha no item 2!


  • Site da companhia aérea

A maneira mais tradicional é buscar na própria companhia. A parte chata é ter que ficar entrando em mil sites pra poder comparar. Fora que no caso de viagens fora do Brasil, existem milhares de companhias que você nunca nem ouviu falar, então não vai ter acesso a uma gama maior de opções. Ou seja, busque em outro sites que buscam passagens em várias companhias ao mesmo tempo só pra pesquisar e na hora de comprar corre pro site de companhia!


Informação importante: se você não tiver data fixa, sempre que possível marque a opção “datas flexíveis”. Isso ajuda demais porque tem alguns dias da semana que são beeem mais baratos e há varias variáveis que determinam o preço de uma passagem. Então você pode achar diferenças bem significativas viajando poucos dias antes ou depois da data inicial.


Fique de olho: as tarifas mais caras estão na sexta-feira, domingo, segunda-feira e datas próximas aos feriados. O dia mais barato normalmente é na terça-feira.


  • Skyscanner

Esse é o nosso xodozinho <3! Se você não conhece o Skyscanner, entre no site agora e baixe o aplicativo pra entender essa coisa maravilhosa! O Skyscanner também busca em várias companhias ao mesmo tempo. A vantagem é que ele te mostra o valor REAL da passagem, com taxas e tudo! E o melhor, ele não cobra nada de você. Isso porque ele te direciona pro próprio site da companhia aérea mais barata ou pro site emissor.


Ou seja, não tem aquela surpresinha desagradável que sempre acontece quando as taxas de embarque e serviço são adicionadas aos valores informados. No Skyscanner o preço que tá ali é aquilo mesmo, preço final!


Além de tudo, é possível criar alertas diversos e ele fica te avisando sempre que há alguma mudança na tarifa. Assim fica fácil ficar de olho!


Outra vantagem é que na busca você não precisa escolher uma data específica e nem mesmo uma cidade específica. Você pode por exemplo colocar a opção “mês inteiro” ou “ano inteiro” e ver um calendário ou gráfico com várias datas e valores, muito mais fácil de visualizar e não precisa ficar testando mil datas! Você ainda tem a opção de no campo “origem” ou “destino”, escolher um país inteiro e ele vai te falar qual a cidade que tem a melhor tarifa! Isso é uma mão na roda pra quem tem flexibilidade de pegar algum vôo em mais de uma cidade.


O site é bem simples e tem uma leitura um pouco melhor do que no app, mas vale a pena usar os dois!


  • Passagens de última hora

A gente sabe que as companhias liberam tarifas mais baratas nos últimos dias anteriores à data dos vôos quando há lugares disponíveis. Mas é claro que isso é uma questão um pouco de sorte, achar a passagem pro trecho e dia que você precisa de ultima hora.


Então, a idéia é usar essa opção só em caso de emergência mesmo, ou se por acaso você resolveu usar outro tipo de transporte porque não achou preços acessíveis. Nesse caso, achar uma passagem de última hora é sempre vantagem e uma surpresa boa, já que você pode cancelar a sua passagem de ônibus ou trem, por exemplo e comprar um vôo por um preço justo! Então fique de olho com essa dica!


Um site que eu adoro é o Insanely Cheap Flights. É um site que busca em várias companhias ao mesmo tempo e acha preços maravilhosos! Mas gente, mais uma vez, passagens de última hora! Tem que estar próximo à data do vôo senão não faz menor diferença.


Dica: Ao entrar na busca, desmarcar a opção “compare travel sites”, porque senão ele fica abrindo mil outros sites ao mesmo tempo.


Um leitor nos contou que estava em Itacaré no Reveillon de 2015, época na qual os preços são exorbitantes, e achou uma passagem de 50 dólares de Ilhéus pra Belo Horizonte no dia mais caro! Ele tinha se planejado de voltar de ônibus (uma média de 20 horas) e tinha pagado 120 reais por trecho. Procurou essa passagem 3 dias antes da volta e ficou feliz da vida! Os preços em outros sites estava uma média de R$1.000,00! Olha que economia!


A parte chatinha é que como é um site americano, a passagem é emitida à vista e em dólar. Mas normalmente vale muito a pena!


O app Flight tonight (GTFO) é maravilhoso pra comprar passagens pra viajar no mesmo dia ou no próximo dia. O site é super simples, não tem muitas opções de busca não. Você entra, seleciona a origem e ele te mostra os destinos que estão com promoções significativas saindo da cidade selecionada. Ah! Tem que ser passagem de ida e volta (round-trip)!


Achei minha passagem com preço ótimo no site da companhia,
mas no site não é possível dividir em parcelas. Como faço?

A gente falou um pouquinho sobre a possibilidade de dividir a passagem nos sites como o Viajanet, Decolar e Submarino. Mas existe uma maneira ainda melhor de tratar isso diretamente na companhia aérea.


A grande maioria das companhias que atuam no Brasil, mesmo não sendo brasileiras, possuem um escritório no Brasil, normalmente em São Paulo. Isso significa que existe a opção de comprar por telefone direto no call center! Algumas vezes eles cobram uma taxazinha, mas o preço é bem tranquilo comparado ao montante principalmente no caso de passagem de longa distância. Vale a pena conferir!


Você pesquisa a passagem que você quer, liga lá, indica a passagem que quer comprar e eles pedem os seus dados do seu cartão de crédito e emitem pra você! As empresas americanas, como a Delta e United dividem normalmente de até 5 vezes, mas empresas como e TAP e Iberia, por exemplo, te dão a opção de até 10 vezes, tudo sem juros!


Dica importantíssima!! Existe uma lei do código do consumidor que permite que você possa cancelar sua passagem em até 7 dias sem custo no caso de qualquer compra pela internet. Porém infelizmente as empresas aéreas brasileiras não respeitam muito essa regra alegando mil desculpas. Mas nas empresas estrangeiras essa regra é válida! E melhor, tanto na compra do site quanto por telefone! Ou seja, se você comprar uma passagem nestas companhias e por algum motivo tiver de cancelar ou até achar uma passagem mais barata nesses 7 dias você o faz sem custo nenhum! A dica é sempre ligar pra companhia pra confirmar essa informação, porque eles não te falam assim de cara não. Então como é tudo gravado, qualquer problema você tem essa conversa documentada. Um dos nossos leitores emitiu uma passagem na Delta do Rio de Janeiro pra Nova Iorque e 4 dias depois encontrou uma passagem bem mais barata em outra companhia! Ligou lá pra confirmar a gratuidade do cancelamento nesse período, comprou a tal passagem nova pra garantir e cancelou a primeira passagem sem custo algum! Não é maravilhoso?

Há muito o que você pode fazer no seu blog para torná-lo incrível. Comece agora!


Não consigo emitir hoje, como faço?

Algumas empresas internacionais te dão a opção de fazer um pré-reserva por 24 horas. Então você consegue ganhar um tempinho até conseguir emitir a passagem final! Você faz o processo normal como se fosse comprar e no fim ao invés de colocar seus dados de pagamento existe a opção de pré-reserva. Vale a pena sempre ligar ou procurar no site pra ver se a sua companhia te dá essa facilidade! Infelizmente as empresas brasileiras não te dão essa opção.

Quando eu compro a minha passagem?

O certo é emitir a sua passagem com uma antecedência razoável, mas sem exageros! Antecedência demais pode significar comprar mais caro e passar raiva ao ver uma promoção boa da mesma passagem. A regra é mais ou menos assim: Vôos nacionais – 25 a 45 dias Vôos internacionais – 30 a 60 dias Para alta temporada a regra é o dobro desse tempo! Prontinho! Agora é começar a procurar sua passagem dos sonhos e guardar direitinho essas dicas pra não dar bobeira! E boa viagem!



Links úteis:





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page